Microsoft anuncia o fim do Skype e aposta no Teams
Escrito por Redação em Fevereiro 28, 2025
O Skype será descontinuado a 5 de maio.
A Microsoft confirmou que o Skype será descontinuado a 5 de maio, com os utilizadores a terem como alternativa a versão gratuita do Teams.
Para facilitar a transição, é possível exportar os dados do Skype para o Teams, garantindo desta forma a manutenção do histórico de conversas, grupos e contactos. Durante um período de 60 dias, ambas as plataformas continuarão a funcionar, permitindo a comunicação entre os seus utilizadores.
“Os utilizadores do Skype estarão em controlo, terão escolha. Podem migrar o histórico de conversas e contatos e seguirem em frente se quiserem ou podem migrar para o Teams”, disse o presidente da divisão Microsoft 365, Jeff Teper, segundo o site The Verge.
O Skype foi lançado em 2003 e chegou a ter mais de 300 milhões de utilizadores, contudo foi perdendo relevância com o aparecimento de novas aplicações de comunicação. No ano de 2023, o número de utilizadores ativos rondava os 36 milhões.
Apesar do encerramento do serviço, a Microsoft assegura que não estão previstos despedimentos, uma vez que a equipa do Skype já se encontra integrada na equipa de desenvolvimento do Teams.
“Há uma equipa, que é o Microsoft Teams e Skype. Nos bastidores transformaram-se numa única equipa”, explicou Teper. “Não haverá despedimentos, estas pessoas estarão a trabalhar em melhorar as coisas – seja funcionalidades divertidas para os utilizadores ou inovação em Inteligência Artificial, trata-se de apostar no Teams”.