Filipa Martins faz história nos Jogos Olímpicos
Escrito por Catarina Simoes em Julho 29, 2024
A desportista tornou-se a primeira ginasta portuguesa na final do ‘all-around’.
Filipa Martins estreou-se neste domingo, dia 28 de julho, nos Jogos Olímpicos de Paris, ficou entre as 24 melhores ginastas e tornou-se a primeira portuguesa a chegar à final desta competição.
O all-around inclui barras assimétricas, trave, salto e solo e a atleta arriscou num salto “arriscado” que já treina “desde 2014 ou 2015” – o Yurchenko.
Ainda antes de saber o resultado, a ginasta comentou: “Ainda estou um pouco emocionada porque fizemos algo que nunca imaginámos fazer na vida e na ginástica portuguesa. Superámo-nos a todos os níveis e estou muito orgulhosa do que fizemos e podemos sonhar”.
A competição que começou com 60 participantes, vai à final com apenas 24 e a desportista, original do Porto e com 28 anos, qualificou-se na 17ª posição, com 53.166 pontos.
Vale lembrar que a final da competição all-around está marcada para esta quinta-feira, dia 1 de agosto, às 17:15 horas (18:15 horas locais) e a ginasta vai competir com a brasileira Rebeca Andrade e com a norte-americana Simone Biles.
É a terceira vez de Filipa Martins nos Jogos Olímpicos, tendo sido a primeira em 2016, no Rio de Janeiro (37ª posição) e a segunda em 2020, em Tóquio (43ª posição).