Ouvir

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista

Nadadora Ema Conceição sagra-se campeã nacional em 200 metros livres

Escrito por em Dezembro 13, 2023

 

“Aquela medalha representa o esforço que foi feito”, diz a atleta torriense.

Ema Conceição, de 20 anos, sagrou-se campeã nacional de natação em 200 metros livres. A nadadora torriense, atual atleta do Benfica, participou no Campeonato Nacional de Juniores e Seniores de Piscina Curta.

A competição teve lugar no Complexo de Piscinas Municipais de Leiria, entre os dias 8 e 10 de dezembro.

 

O início

“Ema Conceição” podia ser sinónimo de “água”. A ligação da atleta com a natação começou desde muito cedo. Com apenas seis meses, Ema já estava inscrita na Associação Física e Desportiva de Torres Vedras.

“Os meus pais pretendiam que eu aprendesse a nadar, e por outro lado, que ajudasse a ganhar alguma robustez porque fisicamente era muito frágil”, afirmou, em entrevista à ON FM.

“O meio aquático era o ideal para o corpo poder ganhar músculo e resistência, e fui evoluindo gradualmente. Gostava muito de água e lembro-me bem de ter passado por todos os escalões da pré-competição até chegar à competição. As primeiras provas federadas aconteceram quando tinha 10 anos. A partir daí nunca mais parei de competir”, acrescentou.

 

10 anos de competição

Um percurso marcado pelo esforço de “nadar” até mais longe. Aqui os metros não são visíveis…

Formada na Física de Torres Vedras, Ema Conceição tornou-se atleta do Benfica em setembro de 2022. Sobre esta mudança, a torriense acredita que faz parte da evolução natural na carreira de uma atleta.

A Física deu-me sempre todas as condições para poder evoluir como atleta, mas como sabemos é necessário treinar regularmente em piscinas de 50 metros (olímpica), e em Torres Vedras não existe esse tipo de infraestrutura”, sublinhou.

“Em 2020 passei a treinar no Centro de Alto Rendimento do Jamor de modo a ter acesso a esse tipo de infraestrutura de forma regular, e com o apoio da Física e da Federação Portuguesa de Natação consegui ser campeã nacional em 2021 nas distâncias de 400m, 800m e 1500m livres”, destaca a jovem atleta.

A decisão de representar o Benfica foi refletida, mas o “salto” tinha de ser feito. “Optei por representar o Benfica porque iria-me dar a hipótese de ter novas experiências, como por exemplo participar no campeonato nacional de clubes de 1ª divisão”, disse à ON FM.

 

Conquistas!

Sobre os feitos mais recente, Ema revela que ser campeã nacional é “um sentimento de satisfação e de recompensa, porque representa que o trabalho que está a ser feito pelos treinadores, por mim, e por todos os que me apoiam, está a resultar”, diz.

“Numa modalidade como a natação é sempre preciso melhorar e continuar a evoluir nos tempos que fazemos em cada prova, por isso aquela medalha representa o esforço que foi feito até aquele momento. Não representa o fim do trabalho, mas sim o completar de mais uma etapa”, continua.

Para além do primeiro lugar em 200 metros livres, a atleta faz agora parte de um novo recorde nacional. Ema Conceição, Maria Coelho, Letícia André e Diana Durães são as detentoras do melhor registo em estafeta feminina de 4×200 metros livres.

 

Futuro

Questionada sobre os objetivos futuros, a torriense diz que o “objetivo máximo” será estar presente nos Jogos Olímpicos.

Contudo, “também gostaria de estar presente em campeonatos europeus ou mundiais de natação. Cada vez mais sinto e tenho a noção do quão difícil chegar a esse objetivo final, mas continuo a levantar-me da cama quase todos os dias, às cinco da manhã, para conseguir lá chegar. Acredito que é possível, bem como os meus treinadores e família que me ajudam a tentar chegar a esse objetivo”, finaliza.

 

Campeonato Nacional de Juniores e Seniores de Piscina Curta

 

Visited 332 times, 3 visit(s) today

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista