Mind The Goods: 4 amigos criam produto irreverente em Portugal
Escrito por Susana Monteiro em Novembro 9, 2023
Martim, Bruno, Paulo e Tiago compõem a Mind The Goods.

Tudo começou, em 2022, quando Martim, Bruno, Paulo e Tiago, decidiram criar uma marca irreverente em Portugal – a Mind The Goods. Após a licenciatura em Economia, e diferentes experiências vividas profissionalmente, estes quatro amigos de longa data tornaram-se sócios.
A Mind The Goods traz como primeiro produto, para o mercado premium português, um Sumo de Uva Integral Puro, sem qualquer adição de água, de açúcar, antioxidantes e conservantes. “Identificámos um segmento de mercado com elevado potencial, numa categoria de saúde e bem estar que ainda não existia”, conta Tiago Meneses, co-fundador da empresa, à ONFM. “Existem muitos sumos de uva, mas não integral e puro como este”, acrescentou.
Importado para Portugal pela Mind The Goods, o sumo de uva integral puro, tem origem no Brasil, nomeadamente na CASA MADEIRA.
Mas, porquê trazer este tipo de produto para o nosso país?
O objetivo é introduzir e fazer crescer esta categoria no mercado português, visto que, cada vez mais existe um aumento da procura de um estilo de vida saudável. “Costumamos dizer que este sumo destina-se a um público que vai dos 8 aos 80 anos”, afirma Tiago. No Brasil, o sumo de uva 100% puro, está de tal forma amadurecido que faz parte da dieta alimentar da população.
Os benefícios presentes neste sumo são vastos, mas o co-fundador da Mind The Goods, dá especial destaque à presença de resveratrol neste produto. Este fitonutriente possui ações antioxidantes e anti-inflamatórias, estando também presente no vinho que contém açúcar e álcool, ao contrário do sumo de uva.
Para além da irreverência, há também uma preocupação pela sustentabilidade, não só ambiental, mas também económica e social. No caso do Sumo de Uva, o próprio produto vem engarrafado em garrafas de vidro e embalado em cartão recicláveis.
A presença do Sumo de Uva na região Oeste
No Oeste, a uva é extremamente importante na dieta da região. Contudo, neste sumo, a uva utilizada não é a do vinho, mas antes a americana. Mais conhecida em Portugal como uva morangueira, que dá ao produto uma textura e paladar completamente diferentes.
Visto que, um dos quatro sócios é natural de Torres Vedras, e embora a presença no mercado da região não tenha sido planeada, a mesma aconteceu naturalmente. “Achamos que a zona Oeste tem bastante potencial”, rematou o co-fundador.
Neste momento, este produto encontra-se disponível em Torres Vedras, na Garrafeira Tesouros do Baco, Ervanéria Helena, na Lourinhã – Merciearia Atípica, e em Ribamar, na Mercearia Raíz.
Quando questionado sobre o Futuro da Mind The Goods, Tiago Menezes revelou que se encontram “a estudar outros produtos”, e que os mesmos “serão anunciados muito em breve”.