Dupla portuguesa sagra-se Campeã Europeia de Ginástica Acrobática
Escrito por Inês Ferreira em Outubro 21, 2023
“Parece que ainda não consigo acreditar que consegui”, diz Beatriz Gomes, atleta torriense.
Beatriz Gomes, de 12 anos, e Martim Rego, de 16, sagraram-se campeões europeus de ginástica acrobática.
O par misto arrecadou o ouro com um total de 26.650 pontos, na Competição Europeia por Grupos de Idades de Ginástica Acrobática, que decorreu na Bulgária.
Natural de Torres Vedras, Beatriz Gomes começou no ballet quando tinha apenas três anos, mas rapidamente percebeu que esse não era o caminho. “Eu desde pequena que quis andar na ginástica, mas como era muito elétrica os meus pais mandaram-me para o ballet”, diz em entrevista à ON FM.
Contudo, um dia foi experimentar ginástica e tudo começou! Com sete anos entrou para a modalidade no Sporting Torres.
Na vida do Martim Rego, a ginástica surgiu quando tinha 8 anos. “Eu experimentei bastantes desportos antes de fazer ginástica, mas nenhum deles me cativou. Houve um ano que fui a uma colónia de férias, que era de um clube de ginástica, e os treinadores disseram que eu tinha jeito…experimentei e acabei por ficar”, conta.
Questionado sobre qual a melhor parte desta modalidade, o jovem de 16 anos afirma: “É as pessoas que conhecemos e os amigos que fazemos. São das amizades mais verdadeira que temos”.
Em 2021, os atletas entraram para o Sporting Clube de Portugal e foi aí que a dupla se formou. Beatriz Gomes revela que estar num clube desta dimensão é “incrível”.
Segundo o Martim, pertencer a este clube “parecia uma coisa muito distante, onde só poucos conseguiam chegar lá … era impossível”.
O impossível tornou-se possível!
Hoje, este par dá a conhecer ao mundo o talento português.
Com várias conquistas ao longo dos últimos anos, os ginastas dizem que o segredo para estas vitórias é a construção da amizade e confiança. O treino e a diversão são também fatores importantes. “Quando é para estar focado é para estar focado”, sublinha o atleta.
“Esforço” e “dedicação”, são as palavras que o Martim usa para descrever as melhores qualidades da Beatriz. Para a jovem torriense, o amigo tem “todas” as qualidades, diz entre risos.
Ginástica acrobática, uma modalidade que nos último anos está a ser mais reconhecida. De acordo com o Martim, era algo que não acontecia anteriormente. “Há alguns anos para cá tem vindo a ser reconhecido… é muito bom fazer parte da história de Portugal“, revela.
Em entrevista à ON FM, Beatriz Gomes mostra-se feliz por representar Torres Vedras e afirma: “Parece que ainda não consigo acreditar que consegui“.
Entrevista: