Jordânia envia ajuda humanitária para o Egito, com o objetivo de apoiar Gaza
Escrito por Ana Sofia Figueiredo em Outubro 11, 2023
A Jordânia enviará hoje o primeiro avião com ajuda humanitária destinada à Faixa de Gaza através da fronteira por Rafah, a única passagem de fronteira não controlada por Israel.
A passagem de Rafah liga a península do Sinai, no Egito, à Faixa de Gaza, o enclave palestiniano.
“Um avião com ajuda humanitária chegará hoje ao Egito e os bens serão transportados através da passagem por Rafah. Haverá coordenação militar e política com o Egito”, informaram às fontes da assessoria de comunicação da Organização de Beneficência Hachemita da Jordânia (JHCO), que envia ajuda ao povo israelita.
O rei da Jordânia, Abdullah II, ordenou o envio urgente de ajuda humanitária e suprimentos médicos para a Faixa de Gaza em resposta à intensificação do conflito entre Israel e o grupo Hamas.
Por isso, a ajuda destina-se a atender às necessidades humanitárias dos 2,2 milhões de palestinos que vivem no enclave de Gaza, alvo de bombardeios intensos por parte de Israel após uma incursão surpresa do Hamas, que lançou a operação “Tempestade al-Aqsa”. Os confrontos resultaram num aumento do número de vítimas, com mais de 1.200 mortos no lado israelense e 950 em Gaza.
A passagem de Rafah, que liga a Faixa de Gaza ao Sinai egípcio, centra-se como o ponto de entrada escolhido para a entrega dessa ajuda humanitária, uma vez que Israel não a controla.
O Hamas lançou ataques surpresa contra Israel, incluindo o disparo de milhares de foguetes e incursões militantes por terra, mar e ar.
Contudo, Israel respondeu aos ataques do Hamas através do bombardeamento de instalações na Faixa de Gaza como parte da operação “Espadas de Ferro”, declarando oficialmente que o país está “em guerra” com o movimento.
Assim, o conflito se intensificou desde então, resultando em baixas de ambos os lados e aumentando a necessidade de ajuda humanitária.