Jovem escala pilar da Ponte 25 de Abril e interrompe trânsito
Escrito por Ana Sofia Figueiredo em Outubro 2, 2023
Um ato criminoso que pode considerar-se “introdução a local proibido ao público.”
Russo de 26 anos detido na manhã de domingo no tabuleiro rodoviário da Ponte 25 de Abril, no sentido Sul-Norte, após escalar dezenas de metros desde uma zona rochosa até ao primeiro pilar do lado Sul da ponte. Embora outras pessoas tenham feito o mesmo, ele foi o único detido. Este ato pode enquadrar-se como “introdução a lugar vedado ao público” e resultou no encerramento da circulação na ponte.
A escalada do jovem russo registou-se por volta das 7h00, levando a PSP a mobilizar rapidamente recursos. Com especial destaque junto ao posto de trânsito na entrada do tabuleiro da ponte, no lado Sul.
Portanto, os agentes da Divisão de Trânsito da PSP encontraram-no após ter escalado dezenas de metros, passado pelo tabuleiro ferroviário até à área de circulação de automóveis. Nesse ponto, a PSP já tinha ordenado o fechamento total do trânsito, no sentido Sul-Norte, tanto para o trânsito ferroviário como para o rodoviário.
O jovem estava em posse de pelo menos duas câmaras fotográficas e um telemóvel. Ele alegou que escalou a ponte com o objetivo de tirar fotografias. Foi notificado a comparecer perante um juiz no Campus de Justiça de Lisboa hoje, dia 2 de outubro.
Assim, relembra-se que em abril de 2022, a PSP deteve cinco jovens ingleses que também escalaram a ponte, alcançando uma altura de 200 metros. Estes eram praticantes de parkour.