Abusos sexuais na Igreja Católica: Grupo VITA lança manual de prevenção
Escrito por Maria Francisca em Setembro 29, 2023
Lançamento de manual de Prevenção de Violência Sexual no Contexto da Igreja Católica em Portugal previsto para o dia 12 de dezembro de 2023.
Rute Agulhas psicóloga e coordenadora do grupo VITA partilhou um comunicado afirmando que a obra está “em fase de elaboração e será apresentada publicamente”. Revela ainda que até á data já se resgsitou 13 casos à Procuradoria-Geral da República (PGR) e à Polícia Judiciária (PJ) e ainda 31 situações junto das estruturas da Igreja.
O grupo VITA, que funciona desde 22 de maio, afirma já ter recibo 210 chamadas via telefonem, juntamente com contacto via redes socias\email que resultaram em 25 pedidos de ajuda de vitimas. Presencialmente prestaram cerca de 35 atendimentos.
O grupo esclarece ainda que “Na sua maioria, estes pedidos de ajuda dizem respeito a pessoas adultas que terão sido vítimas de violência sexual na infância ou adolescência, existindo também situações de pessoas especialmente vulneráveis e algumas situações mais recentes”, garantindo que não existem atrasos nas respostas às vítimas.
Atualmente estão em curso quatro estudos de investigação com vista a obter “conhecimento mais aprofundado desta realidade em Portugal”. A causa conta ainda com um grupo de “cerca de 80 profissionais (psicólogos e psiquiatras)” formados para a temática de violência sexual.
O grupo VITA, criado em abril, no âmbito da Conferência Episcopal Portuguesa é uma estrutura de isenta, autónoma e independente. O grupo visa acompanhar e prevenir casos de violência sexual em crianças e adultos na Igreja Católica. O grupo poderá contactado através de chamada telefónica (91 509 0000) ou em www.grupovita.pt.