Incêndio no concelho de Leiria terá começado com beata de cigarro
Escrito por Redação em Agosto 19, 2025
Beata de cigarro causa incêndio

Na sua página de Facebook, o Comando Territorial de Leiria da GNR revelou que, em Gordaria, na União de Freguesias de Santa Catarina da Serra e Chainça, “uma ‘pirisca’ de cigarro atirada para o chão originou um incêndio que destruiu 5,6 hectares de floresta e matos, obrigou ao corte da EN 113 e mobilizou vários meios da GNR”.
Segundo a GNR, a investigação permitiu identificar a origem do incêndio, recolher provas e apreender o objeto que o iniciou. A força de segurança destacou que “uma beata não é inofensiva”, alertando que “atirar uma beata pela janela pode provocar um incêndio” e que “um pequeno gesto pode ter consequências gravíssimas”.
O fogo começou às 13:00 e foi combatido por mais de uma centena de operacionais, com viaturas e meios aéreos, ficando em fase de consolidação às 18:50.
À Lusa, o tenente-coronel Vítor Correia confirmou que “havia uma beata no ponto de ignição” e explicou que “esse vestígio foi sinalizado, recolhido e tratado como elemento de prova, para ser apresentado no processo junto da autoridade judicial”. O responsável apelou à população para que “evitem esse tipo de comportamento”, lembrando que “além de ser uma contraordenação no âmbito do Código da Estrada, pode originar um incêndio que pode assumir grandes dimensões e colocar em causa pessoas e bens”.