Ministério Público recebe o triplo das queixas de abuso nas igrejas
Escrito por Flavia Maia em Agosto 11, 2023
Desde fevereiro que o número de denúncias aumentou significativamente.
Desde a apresentação do relatório da comissão independente, em fevereiro, que o Ministério Público recebeu quase o triplo de queixas de abusos sexuais na Igreja.
Foram denunciados mais de 50 crimes de pedofilia exercidos por membros da Igreja Católica.
O Grupo Vita que visa “acompanhar e prevenir as situações de violência sexual de crianças e adultos vulneráveis no contexto da Igreja Católica em Portugal” recebeu cerca de 40 pedidos de ajuda só nos primeiros dois meses de funcionamento. Enquanto as outras queixas foram recebidas pelas comissões diocesanas para a proteção de menores.
Segundo a coordenadora do Grupo Vita, na última semana houve um aumento dos pedidos de ajuda, pensa-se que estas terão sentido encorajadas pelas palavras do líder da Igreja Católica, o Papa Francisco, que esteve em Portugal.
“Nesta última semana, com a vinda do Papa a Portugal, sentimos um aumento dos pedidos de ajuda por parte das vítimas, que se sentiram encorajadas com as palavras de Francisco e com o facto de o tema ter sido muito mediatizado”, afirmou a coordenadora.