ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista

“O Governo decretou o prolongamento da situação de calamidade até ao dia 8 de fevereiro”

Escrito por em Fevereiro 1, 2026

“Evite a circulação não essencial, em especial entre as 21h de hoje, 1 de fevereiro, e as 06h do dia 2 de fevereiro”.

 

 

A Câmara Municipal de Torres Vedras emitiu um novo comunicado, deixando alguns conselhos à população após os novos alertas lançados pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Nas próximas horas esperasse um agravamento do estado do tempo, sendo necessário seguir as diretrizes da Proteção Civil.

“Em face das condições meteorológicas severas que têm afetado o país, em especial nas regiões norte e centro, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil emitiu um novo alerta para as próximas horas (nível 4 de prontidão). O Governo decretou o prolongamento da situação de calamidade até ao dia 8 de fevereiro.

De acordo com a informação meteorológica atualizada, prevê-se para as próximas horas um agravamento das condições meteorológicas, designadamente:

• Precipitação por vezes forte e persistente, podendo ser acompanhada de trovoada;

• Vento forte com rajadas até 100 Km/h, em especial no litoral e nas serras;

• Agitação marítima, ondas de noroeste (NW) com 5 a 6 metros de altura significativa, podendo atingir 11 metros de altura máxima.

 

Apesar da resposição dos serviços de água já ter sido possível em todo o território (e a eletricidade quase integralmente reposta), as próximas horas apresentam riscos elevados já que os terrenos e bacias hidrográficas se encontram saturados e em muitos locais as árvores estão fragilizadas em resultado dos ventos fortes da última semana.

De qualquer modo, alerta-se que a rede de abastecimento de água é uma infraestrutura crítica e continua em risco devido às condições meteorológicas extremas.

NESTE SENTIDO, APELA-SE À POPULAÇÃO QUE EVITE A CIRCULAÇÃO NÃO ESSENCIAL, EM ESPECIAL ENTRE AS 21:00 DE HOJE, 1 DE FEVEREIRO, E AS 06:00 DO DIA 2 DE FEVEREIRO.

As atividades desportivas, recreativas ou lúdicas ao ar livre devem ser suspensas durante as próximas horas, em especial durante aquele período, devendo ser reavaliadas as condições para a sua realização em função da evolução meteorológica e a informação da Proteção Civil.

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Torres Vedras emitiu hoje um conjunto de recomendações à população para a tomada das necessárias medidas de prevenção e autoproteção, para o qual se pede e agradece a melhor atenção.

Recorda-se que o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Torres Vedras se encontra ativado desde as 9h35 de quarta-feira, 28 de janeiro de 2026.

Esta informação será atualizada sempre que se justifique.

O Município agradece à população o cumprimento das orientações emitidas pela Proteção Civil e Juntas de Freguesia desde o início desta ocorrência”, pode ler-se no site.

 


ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista