Depressão Nuria deixa país em alerta amarelo
Escrito por Susana Monteiro em Abril 2, 2025
Pior dia vai ser mesmo a sexta-feira, 4 de abril.
Esta quarta-feira, 2 de abril, a depressão Nuria, nome atribuído pela Agência Estatal de Meteorologia Espanhola (AEMET), já se fez sentir com chuva intensa, ventos fortes e agitação marítima para Portugal Continental e Madeira.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se períodos de chuva ou aguaceiros fortes, por vezes acompanhados de trovoada, queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, vento forte sobretudo no litoral e terras altas, com rajadas que podem atingir 70 km/h, e agitação marítima severa.
Relativamente às temperaturas, prevê-se uma pequena descida. Na quinta-feira, 3 de abril, o ponto mais frio do país será o distrito da Guarda com as máximas a chegar aos 10ºC, sendo os mais quentes Aveiro, Porto e Braga, que registam máximas de 20º Celsius. No dia 4 de abril, as temperaturas descem um pouco, com a Guarda a registar 9ºC de máxima. Faro, Sagres, Setúbal, Santarém, e Braga, serão os mais quentes do país, com 19ºC de máxima.
As previsões indicam que a chuva e o vento forte se manterão até sábado, 5 de abril, onde todos os distritos de Portugal Continental estaram em aviso amarelo, por causa dos níveis elevados de precipitação.
A depressão Nuria é a primeira grande tempestade de abril, e poderá marcar o início de um mês com maior instabilidade atmosférica.