ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista

Ministra da Administração Interna apela ao cumprimento das orientações das autoridades e à limitação das saídas

Escrito por em Março 20, 2025

Margarida Blasco atualiza sobre as 4 mil ocorrências da Depressão Martinho e 13 desalojados. Luís Montenegro admite falhas preventivas e promete apoio.

A ministra Margarida Blasco alertou que “a depressão ainda não passou e está a dirigir-se para norte”, apelando aos portugueses para que “sigam as indicações da Proteção Civil e se mantenham cautelosos.

A noite foi marcada por danos e surpresa, com seis feridos registados em Lisboa. Margarida Blasco informou que 13 pessoas ficaram desalojadas devido a quedas de telhados e problemas nas redes elétricas.

A ministra também pediu que os cidadãos “restrinjam as saídas nas suas localidades”, já que a tempestade “ainda não acabou”.

Por sua vez, o primeiro-ministro Luís Montenegro assegurou que o país está a trabalhar para providenciar “ajuda rápida e apoio necessário para recuperar os espaços afetados”, embora tenha reconhecido que “não foram tomadas todas as medidas preventivas, apesar de já se saber que seria uma noite difícil”.

Luís Montenegro acrescentou que estão a ser adotadas “todas as medidas necessárias” e que o governo tem colaborado com as autarquias locais para avaliar os danos e apoiar as populações e entidades afetadas.

“Estamos a acompanhar de perto a evolução da situação”, afirmou, sublinhando que acredita que “a situação está agora estabilizada”.

Os municípios de Coimbra, Viseu, Leiria e Lisboa são os mais atingidos, com mais de 600 ocorrências registadas, a maioria relacionadas com quedas de árvores.

A região sul será a mais afetada esta tarde, e durante a noite, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê que a depressão se desloque para o norte, embora sem causar danos tão significativos como os ocorridos durante a noite passada.


ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista