PJ em mega operação contra corrupção nos portos de Portugal
Escrito por Susana Monteiro em Fevereiro 25, 2025
Buscas estão a ser feitas a funcionários das alfândegas.
Esta terça-feira, 25 de fevereiro, a Polícia Judiciária (PJ) pôs em marcha uma grande operação de combate à corrupção em alguns dos principais portos marítimos de Portugal.
Segundo a CNN Portugal, a investigação centra-se em portos como Lisboa, Setúbal e Sines, que estão sob suspeita de deixarem entrar largas toneladas de cocaína provinientes da América do Sul, e de grandes associações criminosas como a associação criminosa brasileira, Primeiro Comando da Capital (PCC), ou cartéis colombianos.
As buscas acontecem nas casas, empresas e locais de trabalho, dos funcionários suspeitos de deixar passar cocaína a título de suborno de associações criminosas internacionais.
“Estas organizações criminosas usam os portos marítimos nacionais como porta de entrada de produtos estupefacientes no continente europeu, dissimulados em diversos produtos acondicionados em contentores”, escreveu e PJ em comunicado divulgado pela CNN Portugal.
Na nota, a organização policial acrescenta ainda que, estão em campo 150 inspetores e peritos de diversas unidades de apoio da Polícia Judiciária, e é acompanhada por quatro magistrados do Ministério Público.