Será que comprar na Temu, Shein ou AliExpress vai ou não ficar mais caro?
Escrito por Margarida Oliveira em Fevereiro 17, 2025
Fica a saber com o que podes contar.
Se costuma fazer compras na Temu, Shein ou AliExpress, prepare-se para possíveis aumentos nos preços dos produtos. A razão para isto é o possível fim da isenção de taxas alfandegárias para compras online até 150 euros, uma medida que a Comissão Europeia pretende implementar.
A intenção da Comissão é reforçar os controlos aduaneiros nos Estados-Membros da União Europeia (UE), de forma a combater a entrada de “produtos perigosos” no mercado europeu e a promover a sustentabilidade. Com esta mudança, todas as compras realizadas fora da UE poderão estar sujeitas a direitos aduaneiros, independentemente do seu valor.
De acordo com a DECO PROteste, esta medida afetará especialmente plataformas de comércio eletrónico chinesas como Shein, Temu e AliExpress, conhecidas por oferecer produtos a preços reduzidos. A organização alerta que o fim da isenção pode tornar estas compras significativamente mais caras.
Dados da Comissão Europeia indicam que, no ano passado, entraram na UE cerca de 4,6 mil milhões de encomendas de baixo valor (até 150 euros), o que representa cerca de 12 milhões de encomendas por dia. Estes números são o dobro dos registados em 2023 e o triplo dos de 2022, sendo que muitas destas mercadorias foram consideradas não conformes com a legislação europeia.
Atualmente, estima-se que 70% dos cidadãos europeus façam compras online regularmente. A UE tem vindo a reforçar as suas regulamentações para plataformas digitais, e desde agosto passado, plataformas como Facebook, Instagram e X são obrigadas a remover conteúdos ilegais sob pena de enfrentar coimas elevadas.
Se esta nova medida for aprovada, os consumidores europeus poderão sentir um impacto significativo nos preços das compras feitas em lojas online fora da UE.