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“Apagão” da Microsoft causa atrasos a nível global

Escrito por em Julho 19, 2024

Problemas na “cloud” da Microsoft devido a uma empresa externa de cibersegurança.

 

 

Nesta sexta-feira, 19 de julho, foi detetado um problema nos serviços da Microsoft devido a uma atualização do software de uma empresa terceira. Esta falha no sistema, detetada sexta-feira à meia-noite, está relacionada com um serviço da empresa CrowdStrike.

A CrowdStrike Falcon é a uma empresa de cibersegurança de ponta, utilizada em todo o mundo, e que também foi responsável por dar apoio ao governo norte-americano contra ataques à espinoagem informática. Falcon é o único antivírus a utilizar Inteligência Artificial no funcionamento do seu sistema, segundo a própria Crowdstrike.

Apesar do apagão global que afetou os serviços da Microsoft, a Crowdstrike garantiu que este percalço não foi um incidente de segurança nem um ciberataque. “A atualização tinha um erro de software e causou um problema com o sistema operativo da Microsoft”, acrescentou em declarações à Sky News.

Esta falha no sistema da Microsoft, está a afetar o transporte ferroviário e a aviação civil desde os EUA, Espanha e Austrália contando com inúmeros atrasos de voos, sendo que Portugal não é exceção. A nível global, serviços de saúde, bancos e estações televisivas também foram afetadas.

Em Portugal, para além de inúmeros voos atrasados, as telecomunicações Vodafone e MEO também foram afetadas mas garantiram normalidade, admitindo atenção para quaisquer problemas que possam sugerir.

Esta falha informática, apontada como a maior de sempre, já foi resolvida mas “há impactos residuais”.

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