Estes são os conselhos da Proteção Civil para o temporal que aí vem
Escrito por Susana Monteiro em Junho 27, 2024
12 distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo.
Esta quinta-feira, 27 de junho, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) divulgou uma série de cuidados que deve ter neste “período de muita instabilidade meteorológica”.
Atualmente, 12 distritos de Portugal continental se encontram sob aviso amarelo devido à chuva, e à trovoada.
Segundo a Proteção Civil, “esta instabilidade vai sentir-se, em especial, entre as 12h00 de hoje, dia 27 de junho, e as 21h00 de amanhã, dia 28 de junho”.
Por isso mesmo deves “garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais”, e retirar os “materiais inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas“.
Deves também “adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias”, e não “atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas”.
Já nos “terrenos confinantes com rios e cursos de água, historicamente sujeitos a cheias e inundações”, deve-se “retirar os animais e os equipamentos agrícolas”.