Artur Jorge, antigo selecionador nacional morre aos 78 anos
Escrito por Susana Monteiro em Fevereiro 22, 2024
Segundo a Federação Portuguesa de Futebol, o mesmo será homenageado nos jogos.
Esta quinta-feira, 22 de fevereiro, foi dada a notícia da morte do antigo selecionador nacional, Artur Jorge. A referência do futebol português, tinha 78, e sofria de doença prolongada.
A morte de Artur Jorge originou já várias reações, incluindo a de Marcelo Rebelo de Sousa. “Será sempre lembrado pelo seu percurso como treinador de futebol, nomeadamente, (…) pela conquista da Taça dos Campeões Europeus em 1987”, disse em nota publicada no site oficial da Presidência da República.
Natural do Porto, Artur Jorge começou como jogador de futebol dos dragões, tendo passado também pela Académica, Benfica, Belenenses, e pelo clube norte-americano Rochester Lancers.
Como treinador, teve o momento alto da carreira na época de 1986/87 quando venceu a Taça dos Clubes Campeões Europeus pelo F. C. Porto.
Foi selecionador nacional duas vezes. E conquistou ainda três campeonatos nacionais, uma Supertaça e uma Taça de Portugal como treinador do F. C. Porto. Internacionalmente, deu também ao Paris Saint-Germain, o seu segundo título de campeão de França, em 1993/94.
Créditos fotográficos: PSG