Tabaco aquecido não vai ter imagens chocantes nas embalagens
Escrito por Susana Monteiro em Janeiro 22, 2024
Informação sobre tabaco aquecido foi confirmada pelo Ministério da Saúde.
Esta segunda-feira, 22 de janeiro, o Ministério da Saúde confirmou ao Notícias ao Minuto, que as embalagens de tabaco aquecido não vão conter imagens chocantes.
Tal é considerado tabaco sem combustão pelas diretivas europeias, e está apenas sujeito à proibição de aromas e à obrigatoriedade de advertência em texto.
“Em todos os Estados-Membros da União Europeia, o tabaco aquecido pode ser classificado como produto do tabaco para fumar com ou sem combustão”, começou por explicar a mesma fonte. “No tabaco com combustão aplica-se a proibição de odores ou sabores e a obrigatoriedade de advertências de saúde combinadas. No caso do tabaco sem combustão, aplica-se a proibição de odores ou sabores e a obrigatoriedade de advertência de saúde (texto)”, pode ler-se na resposta.
Vale lembrar que, o PS aprovou a proposta de lei do tabaco em setembro de 2023. Contudo, a queda do Governo levou o grupo de trabalho da comissão parlamentar de saúde a transpor a diretiva comunitária e deixar cair o pacote de medidas adicionais.