“Os direitos dos migrantes devem ser respeitados sem discriminação”
Escrito por Inês Ferreira em Dezembro 18, 2023
Marcelo Rebelo de Sousa assinalou o Dia Internacional das Migrações.
Esta segunda-feira, 18 de dezembro, assinala-se o Dia Internacional das Migrações. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lembrou a data e falou da importância de respeitar os “direitos” dos migrantes.
“Num mundo com mais de 280 milhões de migrantes, cidadãos em movimento procurando por oportunidades para uma vida melhor, é inegável o potencial das migrações enquanto motor de desenvolvimento económico e social”, pode ler-se, numa nota divulgada no site da Presidência da República.
“Portugal tem sido, no plano global exemplo disso mesmo, com milhões de compatriotas emigrantes espelhados pelo Mundo e acolhendo milhares de imigrantes no nosso território físico”, refere.
Marcelo lembra que “os direitos dos migrantes são direitos humanos”. “É por isso importante para o Presidente da República sublinhar que os direitos dos migrantes são direitos humanos. Devem ser respeitados sem discriminação, independentemente do seu movimento ser forçado, voluntário ou formalmente autorizado”, lê-se ainda.