Marcelo Rebelo de Sousa: “O meu preferido era o António Costa”
Escrito por Maria Francisca em Dezembro 14, 2023
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deu a sua opinião relativamente à corrida para o cargo de secretário-geral do Partido Socialista.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esta quinta-feira, foi terminante quando questionado sobre a sua preferência entre os candidatos conhecidos ao cargo de secretário-geral do Partido Socialista (PS): ” O meu preferido era António Costa“.
O chefe de Estado, abordado sobre se estava arrependido de ter dissolvido o Parlamento, frisou: “Não fui eu que tomei a decisão de sair, foi António Costa“.
Sobre a dissolução final do Parlamento, o Professor, volta a ser questionado sobre o motivo da sua decisão: “Como é que se dissuade uma pessoa que tem uma convicção muito profunda, muito profunda, que aquilo é a única saída correta na sua vida? É impossível“. “Ele tomou essa decisão, a decisão que eu tomei a seguir foi uma consequência da decisão dele“, acrescentou.
Relativamente às palavras de Francisco Assis, o presidente do CES, de que António Costa “seria muito útil” no Conselho Europeu, Marcelo comentou: “Não tenho dúvida“. “O primeiro-ministro tem um prestígio europeu excecional e, falando com vários elementos políticos europeus, é evidente que ele tem condições para ser presidente do Conselho Europeu, assim que ele entenda que tem as condições internas“.
Recorde-mos que o Primeiro Ministro, António Costa, se demitiu no dia 7 de novembro de 2023. O Presidente da República anunciou que Portugal vai ter eleições legislativas antecipadas a 10 de março de 2024.