Marcelo apela à sensibilização em memória das vítimas de estrada
Escrito por Rita Silva em Novembro 19, 2023
O Presidente da República deixou uma nota no seguimento do Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada
Celebra-se hoje, dia 19 de novembro, o Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada e Marcelo Rebelo de Sousa apelou à consciencialização coletiva.
“Devemos isso aos que partiram e aos seus familiares, aos que sobreviveram e a todos os profissionais que arriscam a sua própria vida, assistindo na primeira pessoa a tantos momentos traumáticos quando tentam salvar o próximo“, acrescentou Marcelo.
O Presidente da República reconheceu ainda o “o relevante papel das campanhas de sensibilização e de fiscalização planeadas no âmbito do Plano Nacional de Fiscalização”.
Segundo dados oficiais, no primeiro semestre de 2023, cerca de 238 pessoas morreram e 1 226 ficaram feriadas gravemente no seguimento de acidentes de estrada.
O Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada está a ser assinalado em Évora, Lisboa e no Porto através de diversas iniciativas, tais como cerimónias e ações de sensibilização.
A cada 24 segundos, o mundo perde uma criança, um pai, uma mãe, um irmão, uma irmã, um amigo, um colega, um vizinho. Estas mortes podem ser evitadas" – hoje assinala-se o Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada. #WDoR2020#DiaMundialEmMemóriaDasVítimasDaEstrada pic.twitter.com/RabNFVlgOZ
— Adm.Interna PT (@ainterna_pt) November 15, 2020