A Assembleia da República ilumina-se com as cores da bandeira de Israel
Escrito por Ana Sofia Figueiredo em Outubro 11, 2023
Esta decisão assenta num gesto de solidariedade com as vítimas do “ataque terrorista” gerado pelo Hamas.
A Assembleia da República (AR) anunciou que iluminará as instalações com as cores da bandeira de Israel. Comunica ainda que “O Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Israel, apresentou, na segunda-feira, ao Presidente da Assembleia da República a proposta de que fosse iluminada, por um certo período, a fachada frontal da Assembleia da República, com as cores da bandeira de Israel, em solidariedade com as vítimas do ataque terrorista perpetrado, no passado sábado, dia 7 de outubro, pelo Hamas e a Jihad Islâmica”.
Após consulta dos líderes parlamentares, constatou-se que se apoia a proposta pelos quatro maiores grupos parlamentares. Portanto, a fachada da Assembleia da República será iluminada com as cores azul e branca das 19h30 à meia-noite de hoje.
Isso simboliza a solidariedade do Parlamento português com o povo israelita. O gabinete do presidente da Assembleia enfatiza a importância deste gesto no mesmo comunicado, afirmando que “este ato de solidariedade não deve ser interpretado como qualquer anuência a atos que violem o direito internacional, em particular as resoluções das Nações Unidas”.