A fábrica da Autoeuropa retoma produção hoje, mas com menos turnos de operação
Escrito por Ana Sofia Figueiredo em Outubro 2, 2023
A produção na fábrica de Palmela estava interrompida desde o dia 11 de setembro.
A fábrica da Autoeuropa, localizada em Palmela, retomou a produção de automóveis após uma paragem que começou dia 11 de setembro. A paragem deveu-se à falta de peças vindas de uma fábrica na Eslovénia, afetada pelas inundações do país.
Portanto, a empresa, que faz parte do grupo Volkswagen, anunciou a 20 de setembro que retomaria a produção no dia 2 de outubro, embora com menos turnos do que o habitual.
Isto representou uma antecipação de mais de um mês em relação à data inicialmente prevista para 12 de novembro. A sua antecipação possibilitou-se após a garantia de fornecimento de uma peça essencial para o modelo T-Roc, que é o único veículo fabricado na fábrica de Palmela. A peça foi obtida a partir de fornecedores espanhóis e chineses.
Contudo, a Autoeuropa é uma empresa de grande importância para a economia portuguesa, contribuindo com 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. A paragem na produção da fábrica afetou diversos fornecedores portugueses, incluindo várias empresas localizadas no Parque Industrial da Autoeuropa, que anunciaram a dispensa de 325 trabalhadores temporários.
Assim, também se anunciou o despedimento de 100 trabalhadores temporários, mas a empresa prometeu chamá-los de volta assim que a produção retomasse.