Ouvir

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista

Autoeuropa entra em “lay-off” e provoca despedimentos

Escrito por em Setembro 11, 2023

Autoeuropa, a fábrica de automóveis da Volkswagen localizada em Palmela, inicia hoje uma paragem de produção de nove semanas.

Para além dos 100 trabalhadores já dispensados pela fábrica de automóveis do grupo alemão Volkswagen, há várias empresas do parque industrial que também já anunciaram a intenção de dispensar dezenas de trabalhadores.

Ainda assim, a coordenadora das comissões de trabalhadores do parque industrial, anunciou que até à sexta-feira passada a Autoeuropa e as empresas fornecedoras já tinham confirmado o despedimento de 291 trabalhadores.

Também o SITE-Sul (O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul) garantiu, no entanto, já ter conhecimento de 560 despedimentos.

A paragem de produção na fábrica de automóveis, em Palmela, irá decorrer de 11 de setembro a 12 de novembro, devido a dificuldades de um fornecedor da Eslovénia.

O motivo da paragem é a falta de peças. O fornecedor da Eslovénia, afetado pelas cheias do pais no inico de agosto, não consegue garantir o fornecimento.

Contudo, a decisão de entrar em “lay-off” durante esta paragem, assegura o pagamento de 95% dos salários aos trabalhadores.

Assim, algumas empresas do parque industrial preveem cortes salariais de 5%, 10% e 33%

Visited 5 times, 2 visit(s) today

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista