Coreia do Norte simula ataque nuclear
Escrito por Flavia Maia em Agosto 31, 2023
Coreia do Norte lança dois mísseis.
Esta quinta-feira, dia 31, Coreia do Norte lança dois mísseis balísticos de curto alcance. Conduz uma “simulação de ataque nuclear tático” em resposta aos Estados Unidos e Seul.
A Coreia do Norte dispara mísseis, numa “simulação de um ataque nuclear tático destinado a destruir completamente os principais centros de comando e bases aéreas” da Coreia do Sul, de acordo com a agência de notícias norte-coreana KCNA.
“O exercício visa enviar uma mensagem clara aos inimigos”, disse o exército atacante, segundo a KCNA. Contudo, os dois mísseis, acabaram por cair ao mar no Japão.
Em comunicado, o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, afirma que os lançamentos estão a ser analisados por autoridades militar sul-coreanas e norte-americanas.
Na semana passada, Pyongyang avisou que estas manobras podiam conduzir a uma “guerra termonuclear”.
O exercício simula “ataques simultâneos contra os principais centros de comando militar, portos militares, bases aéreas operacionais e outros importantes alvos militares inimigos e centros nevrálgicos, cuja destruição pode levar ao caos sociopolítico e económico”, explica a mesma agência.
Em 2019, Washington e Pyongyang não chegam a acordo da desnuclearização, assim a península volta a ser palco da escalada militar, com o regime de Kim Jong-un a testar mísseis e os aliados a realizar exercícios de guerra.