Ouvir

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista

Estes são os serviços mínimos da greve da CP

Escrito por em Abril 6, 2023

A greve de hoje, dia 6 de abril, dura 24 horas.

Esta quinta-feira, dia 6 de abril, está prevista uma greve de 24 horas da CP – Comboios de Portugal. Contudo, foram definidos serviços mínimos.

“Aos clientes que já tenham bilhetes adquiridos para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, InterRegional e Regional, permitiremos o reembolso, no valor total do bilhete adquirido, ou a sua troca gratuita para outro comboio da mesma categoria e na mesma classe”, diz a CP, em comunicado.

O Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ) convocou uma greve na CP, durante todo o mês de abril, face à “atitude autista e de desconsideração” de que acusa a empresa.

Entre as reivindicações dos trabalhadores estão “aumentos salariais efetivos” e a “valorização da carreira da tração” e a melhoria das condições de trabalho nas cabines de condução e instalações sociais e das condições de segurança nas linhas e parques de resguardo do material motor.

Ainda reclamada é uma “humanização das escalas de serviço, horas de refeição enquadradas e redução dos repousos fora da sede”, um “efetivo protocolo de acompanhamento psicológico aos maquinistas em caso de colhida de pessoas na via e acidentes” e o “reconhecimento e valorização das exigências profissionais e de formação dos maquinistas pelo novo quadro legislativo”.

Vários sindicatos deram início a 28 de março a novas greves no setor ferroviário, que abrangem a Infraestruturas de Portugal (IP) e a CP até ao final do mês, incluindo um dia de 24 horas, esta quinta-feira.

Podes ver os serviços minimos disponíveis para hoje aqui.

 

Visited 9 times, 3 visit(s) today

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista