Câmara Municipal de Torres Vedras apresentou as ações que irá desenvolver na freguesia de Runa nos próximos dois anos
Escrito por Redação em Dezembro 30, 2025
A próxima “Freguesia Sede de Concelho” será a freguesia de Maceira, durante o mês de janeiro.
No passado sábado, 27 de dezembro, realizou-se a sessão pública de fecho do programa “Freguesia Sede de Concelho | Runa”.
O presidente e os vereadores da Câmara Municipal de Torres Vedras apresentaram um conjunto medidas e intervenções a implementar nos próximos dois anos na freguesia de Runa.
A iniciativa “Freguesia Sede de Concelho” visa aproximar e envolver os cidadãos nas decisões municipais.
“É este o compromisso que assumimos. Assumimos em todas as freguesias uma nova forma de fazer política. É este o nosso caminho e estaremos aqui a dar a cara daqui a dois anos, precisamente por aquilo que fizemos e aquilo que não fizemos. É este compromisso que nós temos para convosco”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Sérgio Galvão.
Freguesia Sede de Concelho | Runa: medidas e intervenções
1.º semestre de 2026
-Reparação efetiva do semáforo na Estrada Nacional 248;
-Reforço da iluminação pública junto à rotunda de Vila Nova da Espera;
-Relocalização dos contentores de resíduos junto à Escola Básica de Runa;
-Incremento da limpeza do Rio Sizandro;
-Melhoramento da manutenção do Parque Verde de Runa;
-Colocação de dois bancos públicos na subida para o Penedo;
-Recuperação do baloiço do Penedo.
2.º semestre de 2026
-Alcatroamento da Travessa de São João, em Runa;
-Alcatroamento da Rua do Eucaliptal, Travessa do Eucaliptal e troço da Rua Circular do Monte Rei, em Monte Rei;
-Execução de passadeiras sobrelevadas com devida iluminação na Estrada Nacional 248 e na Rua 5 de Outubro;
-Substituição da calçada danificada no Penedo;
-Colocação de iluminação no parque de merendas do Penedo;
-Avaliação e substituição dos equipamentos infantis do Parque Verde de Runa;
-Reorganização e controlo da vegetação no Parque Verde de Runa e em outros espaços naturais da freguesia;
-Melhoramento do percurso pedonal do Parque Verde de Runa;
-Naturalização da zona exterior da Escola Básica de Runa;
-Conclusão da Unidade de Saúde Familiar de Runa.
1.º semestre de 2027
-Apoio para a requalificação do Pavilhão do Grupo Desportivo de Runa;
-Alcatroamento da Rua Major Aurélio Ricardo Belo e Rua da Casa Boa, no Penedo;
-Criação de passeio pedonal entre a Escola Agrícola Fernando Barros Leal e a localidade de Caixaria;
-Criação de estacionamento público para dar apoio ao apeadeiro, à Unidade de Saúde Familiar, ao edifício da Junta de Freguesia e outros serviços.
-Estudo de viabilidade de instalação de posto de multibanco, junto ao edifício da Junta de Freguesia.
A próxima “Freguesia Sede de Concelho” será a freguesia de Maceira, durante o mês de janeiro. Iniciativa passará duas vezes por cada uma das freguesias do Concelho.
