“A todos agradecemos os gestos de grandeza, que contrastam com a mesquinhez do Governo português”
Escrito por Inês Ferreira em Outubro 10, 2025
Ativistas da flotilha fazem agradecimento.
Esta sexta-feira, dia 10 de outubro, os ativistas portugueses que foram detidos por Israel recorrem às redes sociais para fazerem um agradecimento.
“Ao longo dos últimos dias recebemos centenas de mensagens de solidariedade e ajuda para o reembolso dos custos do nosso regresso a Portugal. A todos agradecemos os gestos de grandeza, que contrastam com a mesquinhez do Governo português”, lê-se no comunicado da flotilha humanitária.
“Como sabem, o destino da nossa viagem era Gaza. Fomos levados para Israel contra a nossa vontade. Um Governo decente enviaria a fatura ao Estado genocida que nos sequestrou e deteve ilegalmente, em vez disso soubemos pela imprensa que a conta nos seria entregue”, refere.
Na terça-feira, dia 7 de outubro, o Governo anunciou que Mariana Mortágua, Sofia Aparício, Miguel Duarte e Diogo Chaves vão ter de pagar o custo da viagem de regresso a Portugal.
Os ativistas contam que ainda não receberam as notificações oficiais para o pagamento da viagem. “Decidimos lidar com elas entre nós”, lê-se na publicação.
Recorde-se que os quatro portugueses detidos pelas autoridades israelitas foram repatriados no passado domingo, dia 5 de outubro.
Ver esta publicação no Instagram
