“Felicito Donald Trump por este sucesso. Com o cessar-fogo, renasce a esperança”
Escrito por Redação em Outubro 9, 2025
Montenegro e Marcelo Rebelo de Sousa saúdam acordo entre Israel e o Hamas.
Na noite de quarta-feira, dia 8 de outubro, Donald Trump anunciou acordo entre Israel e o Hamas.
“Tenho muito orgulho em anunciar que Israel e o Hamas assinaram a primeira fase do nosso Plano de Paz”, escreveu na sua rede social , Truth Social.
“Isto significa que TODOS os reféns serão libertados em breve e Israel retirará as suas tropas para uma linha acordada, como os primeiros passos para uma paz forte, duradoura e duradoura”, referiu.
Esta quinta-feira, dia 9, Marcelo Rebelo de Sousa saudou acordo de cessar-fogo.
“O regresso de todos os reféns detidos pelo Hamas desde 7 de outubro de 2023, incluindo vários de nacionalidade portuguesa, e o estabelecimento de um cessar fogo em Gaza, permitindo o fim da destruição e das mortes de civis e a distribuição urgente de ajuda humanitária”, pode ler-se numa nota publicada pela Presidência da República.
“Este primeiro passo das negociações em curso, na sequência da iniciativa do Presidente Trump, e do acolhimento de todas as partes envolvidas, designadamente Estados Unidos da América, Israel, Autoridade Palestiniana, Egito, Qatar e Turquia, deverá poder conduzir a uma paz justa e duradoura assente na solução de dois Estados, Israel e Palestina, ambos reconhecidos por Portugal”, refere.
Também Luís Montenegro deixou uma mensagem na rede social X: “Saúdo a libertação dos reféns que todos esperávamos há mais de dois anos e a assinatura do acordo que a permite”, começou por escrever o primeiro-ministro.
“Felicito o Presidente Donald Trump por este sucesso e por todo o empenho na obtenção da paz no Médio Oriente. Com o cessar-fogo, renasce a esperança”, acrescentou.
Saúdo a libertação dos reféns que todos esperávamos há mais de 2 anos e a assinatura do acordo que a permite. Felicito o @POTUS por este sucesso e por todo o empenho na obtenção da paz no Médio Oriente. Com o cessar-fogo, renasce a esperança. @realDonaldTrump
— Luís Montenegro (@LMontenegro_PT) October 9, 2025