“O Estádio Manuel Marques é propriedade do Município, ou seja, de todos os torrienses”
Escrito por Inês Ferreira em Junho 27, 2025
Câmara Municipal de Torres Vedras responde aos recentes comunicados do Torreense.
Esta sexta-feira, dia 27 de junho, a Câmara Municipal de Torres Vedras respondeu aos recentes comunicados do Sport Clube União Torreense (SCUT).
O Torreense tinha deixado algumas criticas à autarquia de Torres Vedras.
“Reafirmamos, com clareza, que estamos ao lado do clube não apenas nos momentos de vitória, mas também – e sobretudo – no trabalho contínuo de promoção do desporto, do desenvolvimento das infraestruturas e elevação de Torres Vedras através do sucesso desportivo que nos traz o SCUT e que muito admiramos”, informa a Câmara Municipal.
“A colaboração entre a Câmara Municipal de Torres Vedras e o SCUT tem décadas de história e uma longa lista de apoios concretos, quer financeiros, quer logísticos, e que refletem um compromisso verdadeiro e sério com o crescimento sustentável do clube”, acrescenta.
A Câmara Municipal realizou uma lista “do que foi feito em benefício do SCUT”:
– “O Estádio Manuel Marques é propriedade do Município, ou seja, de todos os torrienses. Foi adquirido em 2008 e cedido ao clube para sua utilização.
– Até há poucos anos, os custos de água e manutenção do relvado do Estádio Municipal foram suportados diretamente pela autarquia.
– Foi oferecido um autocarro ao clube, ainda que em estado de uso.
– Em 2022, a Câmara Municipal de Torres Vedras apoiou com 745 mil euros a instalação de dois novos campos sintéticos de formação e de todos os PFL (vulgo pré-fabricados ligeiros) em terreno municipal.
– O clube beneficia ainda do uso do relvado natural da pista municipal Carlos Lopes, uma exceção entre os clubes do Concelho, tendo sido acordado, após dois anos de uso, que a manutenção deste espaço ficaria a seu cargo, o que nunca foi motivo de contestação. Aliás foi proposta do próprio clube para que pudesse utilizar aquele relvado de forma intensiva (quatro vezes por semana).
– Aquando da subida à Liga 2 foi necessária a instalação de nova iluminação no Estádio, cujo investimento foi também assegurado pela Câmara Municipal. As adaptações feitas foram aprovadas pela Liga.
– Existe, ainda, o compromisso (reiterado na reunião de 11 de junho) de novo apoio ao SCUT (500 mil euros) para melhorias do estádio e para cobrir o investimento na ponte pedonal referida no seu comunicado. O compromisso do arranjo da estrada junto aos campos está a ser cumprido.
– Quanto à proposta para novos campos junto aos Cucos, essa possibilidade está a ser avaliada pela Câmara Municipal com o rigor necessário, devido à proximidade a zonas ecologicamente sensíveis (o rio Sizandro) e a património histórico (o Aqueduto de Torres Vedras).
– Sobre o projeto do novo estádio, importa referir que foi apresentada uma proposta pelo presidente da Assembleia Municipal, com a concordância da presidente da Câmara Municipal, para a criação de um consórcio que permitiria o financiamento desta infraestrutura através de um plano de construção que incluiria no complexo desportivo, espaço de hotelaria, espaço habitacional e serviços, tornando o estádio autossustentável. O SCUT não deu qualquer resposta a esta proposta.
– Importa também referir que, em abril passado, o SCUT solicitou apoio para manter o seu museu em funcionamento, tendo a Câmara Municipal correspondido novamente com uma proposta de apoio de 12 mil euros anuais, reconhecendo a importância deste espaço para a Cidade.
– As receitas de publicidade afixadas no Estádio Municipal, bem como em outdoors cedidos ao SCUT, são arrecadadas pelo clube, com a concordância da autarquia”, pode ler-se.
“Perante o exposto, é fundamental sublinhar que a Câmara Municipal de Torres Vedras está comprometida em apoiar de forma equilibrada todos os clubes do Concelho, independentemente da sua dimensão ou modalidade, apostando, fundamentalmente, na formação de crianças e jovens”, referiu.
Comunicado completo: