ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista

“A frase ‘pôs-se a jeito’ usada, no contexto, tinha tudo menos o propósito de culpabilizar a mulher”

Escrito por em Junho 3, 2025

Cristina Ferreira reage à polémica do ‘pôs-se a jeito’.

Na segunda-feira, dia 2 de junho, na “Crónica Criminal”, do ‘Dois às 10’, Cristina Ferreira e os comentadores analisaram o caso da morte de Conceição Figueiredo.

“Não sei se esta mulher, depois do baile, entrou num carro com ele. E aí, se calhar, é que se pôs a jeito para que isto acontecesse. Portanto, hoje em dia é mesmo não confiar em ninguém, nem na pessoa de quem mais gostamos”, disse a apresentadora.

Após estas declarações, Cristina Ferreira foi alvo de críticas nas redes sociais.

Esta terça-feira, dia 3 de junho, a apresentadora recorreu às redes sociais para reagir: “Não tenho por hábito comentar polémicas da internet mas como não posso compactuar com a desinformação e a caça ao ‘like’, tenho de me manifestar. Ontem, na ‘Crónica Criminal’ do programa, espaço que nos últimos anos muito tem contribuído para a informação, alerta e até mudança na justiça portuguesa, falámos, infelizmente, de mais uma mulher morta. Na sequência do debate, falei dos tempos que correm e de como não podemos já confiar em ninguém. O alerta tinha o propósito da defesa de cada um de nós em relação a desconhecidos ou relações abusivas e controladoras. A frase ‘pôs-se a jeito’ usada, no contexto, tinha tudo menos o propósito de culpabilizar a mulher, aliás o que se pretende é exatamente o contrário“, escreveu.

Retirada do contexto, a frase, provocou uma avalanche de partilhas e discurso de ódio, que vão exatamente no sentido contrário daquilo que apregoam algumas das vozes que se manifestam no combate à violência. O apontar do dedo e a procura do erro no outro, de forma enviesada, não contribui para o para o combate, necessário e urgente, da violência doméstica. Estimular discursos de ódio não favorecem uma sociedade melhor. A voz de cada um deve ser usada para a criação de empatia, discussão informada e alteração de comportamentos, que infelizmente me parecem viver um retrocesso”, acrescentou.

 

 


ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista