Ministério Público abre inquérito sobre vídeos de Ventura
Escrito por Maria Francisca em Maio 21, 2025
A denúncia foi recebida pelo Ministério Público e remetida para o Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa.
O Ministério Público abriu um inquérito aos vídeos publicados nas redes sociais pelo líder politico do Chega, André Ventura.
De acordo com a informação dada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) à Lusa, as queixas, de 10 associações, foram recebidas pelo MP e remetidas para o Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa.
Em causa estão os vídeos onde Ventura fala sobre a comunidade cigana, em particular um publicado no dia 11 de abril, onde o Presidente do Chega fala sobre o processo que envolveu Clóvis Abreu.
“É lamentável que a vida de um polícia valha tão pouco (…) Como se os ciganos tivessem algum privilégio face à lei“, adiantou André Ventura nas imagens, acrescentando que “as minorias e os coitadinhos” são sempre beneficiados.
Segundo a Lusa, o vice-presidente da Associação Letras Nómadas explicou que as 10 associações que apresentaram queixa se juntarem por acreditarem que os vídeos são um exemplo de incitamento ao ódio. “Há sete anos que [André Ventura, Presidente do Chega] tem informado os portugueses contra os portugueses da comunidade cigana“, explicaram.