ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista

Premier League Inglesa e o futuro incerto com os patrocinadores das casas de apostas

Escrito por em Abril 17, 2025

 

A Premier League se destaca como a única liga europeia entre as cinco primeiras a ter tantos patrocínios com empresas do mercado de jogos de apostas. A La Liga, da Espanha, impôs sua proibição de tais acordos antes da temporada 2020-21, enquanto a presença de marcas de apostas não é tão difundida na França, Alemanha e Itália.

 

Para a temporada passada, os únicos outros dois acordos de patrocínio de camisas relacionados a jogos de apostas nessas ligas vêm via Montpellier à Le Havre FC (Ligue 1 francesa), que têm parcerias com Paratouche e Winamax, respectivamente.

 

Nas décadas anteriores, a Premier League estava repleta de parceiros de marca dentro do setor de bebidas alcoólicas até sua proibição oficial em toda a liga antes da temporada 2017-18.

 

As marcas de apostas como a Betway, Mostbet apostas, Betano ou outras, preencheram a lacuna no mercado, mas o mesmo escrutínio negativo agora está sendo voltado para a indústria do jogo, com críticos destacando as grandes questões do setor em torno do vício e da publicidade para fãs menores de idade.

 

Em abril de 2023, os clubes da Premier League votaram pela proibição voluntária de acordos de patrocínio de camisas com empresas de apostas desde o início da campanha 2026-27. A decisão foi tomada após discussões entre a liga, seus clubes e o Departamento de Cultura, Mídia e Desportos do governo.

 

Apesar da proibição iminente, os clubes receberam mais três temporadas completas antes de entrar em vigor, permitindo que os contratos de parceria existentes fossem cumpridos.

 

Uma espera de três anos também significa que os clubes podem, e assinaram novos acordos de camisa relacionados ao jogo, pois buscam capitalizar o valor agregado proveniente dos direitos enquanto a oportunidade ainda está lá.

 

O Futuro dos Patrocínios nas Apostas de Futebol

 

Em uma jogada ousada, os clubes da Premier League concordaram em encerrar os patrocínios de apostas na frente das camisas a partir da temporada 2026/27. Isso faz com que a Premier League seja a primeira maior liga esportiva do Reino Unido a tomar essa decisão voluntariamente.

 

Para alguns, isso é visto como um passo vital para reduzir a visibilidade dos anúncios de jogos de azar, principalmente devido à quantidade de pessoas que assistem em todo o mundo. No entanto, há alguns que acham que a decisão não vai longe o suficiente, já que os logotipos de apostas ainda podem aparecer nos anúncios laterais de mangas e arremesso, está longe de ser uma proibição total dos patrocinadores de apostas da Premier League.

 

Também apresenta um pouco de desafio para clubes menores. Os acordos de apostas valem muito dinheiro e muitas equipes dependem desses contratos para financiar suas operações. Remover essas ofertas de primeira camisa significa que os clubes, particularmente aqueles fora dos seis primeiros, podem ter dificuldades para substituir essa renda perdida. O desafio aqui é encontrar o equilíbrio certo entre responsabilidade social e realidade financeira.

 

Responsabilidade Social e Jogo Seguro

 

Com os patrocinadores de apostas da Premier League em praticamente todos os lugares, não é surpresa que as pessoas estejam começando a fazer algumas perguntas difíceis sobre o impacto que isso tem, particularmente nos fãs mais jovens.

 

O objetivo dessa proibição é claramente reduzir o impacto do vício em jogos de azar na sociedade, se terá o efeito desejado é algo que teremos que esperar para ver. Já existem medidas em vigor para ajudar a promover jogo responsável como ferramentas de auto exclusão, limites de depósito/gastos e links de apoio para aqueles que lutam contra o vício.

 

Talvez seja melhor ver essa restrição aos patrocinadores de camisas de apostas da Premier League como parte de um esforço maior para tornar o ambiente de apostas mais seguro, para que todos possamos desfrutar de nossos esportes favoritos com responsabilidade.

 

A Ascensão das Criptomoedas & Web3

 

Devemos estar vivendo no futuro, porque agora temos clubes da Premier League patrocinados por empresas de cripto moedas, com o valor total de patrocínio batendo um gritante £130 milhões para a temporada 2024/25. Esses acordos entraram em cena para substituir parte do dinheiro perdido por meio de restrições mais rígidas de jogos de apostas. A ironia, porém, é que a própria criptografia é um pouco de montanha-russa, imprevisível e arriscada, muito parecida com uma aposta.

 

Como sinal do que está por vir, confira o grande acordo do Atlético de Madri com a Kraken em julho de 2024, que verá o recurso da empresa de criptografia em suas mangas de equipe masculina e feminina.

 

Ao lado disso, temos a ascensão da Web3, que é basicamente a internet de última geração construída com base na descentralização, na tecnologia blockchain e nas economias baseadas em token. Tudo se resume a dar aos usuários mais controle sobre seus dados e ativos digitais, com coisas como criptomoedas, NFTs e contratos inteligentes ocupando o centro das atenções.

 

No futebol, Web3 ‘s trazendo algumas novas maneiras para os fãs de futebol se envolverem seja possuindo colecionáveis digitais, opinando nas decisões da equipe com fichas de fãs ou Jogos de futebol fantasia movidos a Web3. De acordo com as perspectivas do clube, tudo se resume a tornar a experiência do adepto mais interativa e pessoal.

 

 

[Parceria]


ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista