ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista

Morreu coronel Carlos Matos Gomes

Escrito por em Abril 13, 2025

Foi um dos capitães responsável pelo 25 de abril.

O coronel Carlos Matos Gomes, uma das figuras proeminentes do Movimento dos Capitães que liderou a Revolução de 25 de Abril de 1974, faleceu hoje, 13 de abril, aos 78 anos, no Hospital CUF Tejo, em Lisboa.

A notícia foi confirmada pela família através de uma publicação nas redes sociais, onde se lê: “A todos os amigos e seguidores do meu pai, Carlos Matos Gomes, é com profunda tristeza que informo que faleceu hoje, 13 de abril, no Hospital CUF Tejo. Partiu sereno e com músicas de Abril.”

Nascido a 24 de julho de 1946, em Vila Nova da Barquinha, Matos Gomes teve uma carreira militar marcada por comissões em Angola, Moçambique e Guiné-Bissau. Após o 25 de Abril, destacou-se também como autor, escrevendo sob o pseudónimo Carlos Vale Ferraz. Entre as suas obras mais conhecidas estão “Nó Cego”, “A Última Viúva de África” e “Os Lobos não Usam Coleira”, este último adaptado ao cinema por António-Pedro Vasconcelos.

Em 2024, publicou “Geração D”, uma obra autobiográfica que homenageia a geração que viveu a ditadura, a Guerra Colonial e protagonizou a Revolução dos Cravos.

Em entrevista à Agência Lusa, descreveu essa geração como a da “Democracia, da Deserção, da Descolonização, das Doutrinas e do Doutrinar, da Discussão, da Dialética, do Desmistificar, do Desmobilizar, da Denúncia, da Desobediência, do Divórcio”.

A família informou que os detalhes sobre as cerimónias fúnebres serão divulgados em breve. 

Marcado como

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista