Papa admite que pode estar perto da morte e prepara próximos passos
Escrito por Margarida Oliveira em Fevereiro 19, 2025
O Sumo Pontífice já terá manifestado que não tem a certeza se vai sobreviver à pneumonia bilateral.
O Papa Francisco foi internado no Hospital Gemelli, em Roma, no dia 14 de fevereiro, devido a uma infeção respiratória que evoluiu para uma pneumonia bilateral. O Pontífice, de 88 anos, tem a saúde cada vez mais fragilizada, especialmente por problemas pulmonares que não são recentes. O seu quadro clínico foi descrito como “complexo”, e, apesar de estar estável, Francisco já terá admitido que não tem a certeza de que vai sobreviver.
Diferente de outras vezes, está a seguir de forma rigorosa os conselhos dos médicos, depois de sentir fortes dores. Segundo o jornal Politico, uma fonte próxima revelou que o Papa inicialmente não queria ser internado, mas foi informado de que estava em risco de vida se não fosse tratado de imediato.
Além de cuidar da sua saúde, o Papa tem estado a resolver questões pendentes e a preparar o futuro da Igreja. No que diz respeito ao seu legado, Francisco está a fazer nomeações cruciais para garantir a continuidade e proteção do seu trabalho. Entre estas, está a decisão de estender o mandato do cardeal italiano Giovanni Battista Re, garantindo assim a sua participação nas discussões à porta fechada antes do conclave que elegerá o próximo Papa.