Conheça os baloiços panorâmicos mais famosos de Portugal
Escrito por Redação em Dezembro 9, 2024
Neste país à beira mar plantado com tantas paisagens de grande beleza para apreciar, não é difícil de entender por que nele é possível encontrar diversos baloiços panorâmicos com vistas encantadoras. Se você procura um para nele baloiçar e admirar as vistas ou um belo pôr do sol, consulte este estudo e a seguir descubra quais os baloiços panorâmicos mais conhecidos de Portugal.
Baloiço do Trevim
Para começar, viajamos até ao distrito de Coimbra onde você se poderá sentar num dos baloiços mais emblemáticos do país. No topo mais alto da Serra da Lousã conhecido como o Alto de Trevim, a 1200 metros de altitude, você poderá apreciar as vistas desde um baloiço gigante de madeira. Todo o cenário é uma inspiração e um pano de fundo ideal para captar memórias em fotografia.
Baloiço da Ladeira
Mas se a sua preferência recai mais para os lados da praia, você irá certamente apreciar o Baloiço da Ladeira situado na parte mais alta da Nazaré. Com vistas deslumbrantes sobre o mar, é impossível ficar indiferente aos encantos daquela zona e talvez por isso, no baloiço esteja inscrita a frase “Foi Amor à primeira vista”, pois quem visita o local fica irremediavelmente apaixonado.
Baloiço do Mezio
A seguir viajamos para o Norte, para absorver a beleza do Parque Nacional Peneda-Gerês e na Serra do Soajo aproveitar as incríveis paisagens no Baloiço do Mezio. Se você gosta de montanha, deixar-se embalar nos braços deste baloiço enquanto envolvido pelo ar puro do local vai ser uma experiência que jamais irá esquecer. Na verdade, qualquer visita ao Gerês será sempre uma experiência incrível, mas com uma paragem no Baloiço do Mezio essa experiência pode tornar-se mágica.
Baloiço do Bestança
Se você não conhece o Baloiço de Bestança, quase de certeza de que assim que vir uma imagem deste ficará com vontade de o visitar. Situado em Cinfães, sobre o rio Bestança pende o baloiço que promete momentos únicos. É claro que dado o facto de ser um baloiço que fica sobre a água, este é perfeito para os dias quentes de verão nos quais poderá combinar a experiência de baloiçar com a de mergulhar no rio Bestança.
Baloiço da Senhora da Piedade
E se a ideia de baloiçar sobre a água o encantou, mas Cinfães fica demasiado a norte das suas possibilidades, saiba que tem uma alternativa semelhante mais a sul. Em Lousã, no Complexo da Senhora da Piedade, junto às Piscinas Naturais, existe um baloiço que pende sobre as águas da Ribeira de São João, um local de invejável beleza natural. Contudo, este baloiço nem sempre está disponível, pois às vezes é removido por razões de segurança.
Baloiço do Rio
Por sua vez, o Baloiço do Rio situa-se em Oliveira de Frades, perto da Central Hidroelétrica de Ribeiradio e ao sentar-se nele você poderá usufruir de umas vistas incríveis sobre o rio Vouga. Contudo, não é apenas a beleza do rio que poderá absorver enquanto baloiça neste local, pois a toda a volta são incontáveis as belezas que poderá observar.
Baloiço da Boneca
E por falar em rios, que melhor pano de fundo para um baloiço panorâmico do que o magnífico rio Douro? Efetivamente, no alto da Serra da Boneca, em Sebolido, Penafiel, existe um baloiço, assim como um miradouro, de onde poderá inspirar toda a beleza do vale do Douro. Se a ideia é acumular experiências inesquecíveis, não deixe de passar pelo Baloiço e Miradouro da Boneca, pois não se arrependerá.
Baloiço de Alburitel
Seguindo mais para sul, especificamente para a Serra do Alburitel, perto da encantadora vila de Ourém, situa-se o Baloiço de Alburitel ou Talegre. Este baloiço tem a vantagem extra de se situar num miradouro e fica junto a um marco geodésico (talegre). Este local não oferece apenas vistas de beleza ímpar, como também atrativos locais para passear e fazer piqueniques com a família, se for o caso.
Baloiço 440
Voltando ao Minho, mais especificamente a Travassós em Fafe, no distrito de Braga, situa-se um encantador baloiço com inusitado nome. O Baloiço 440 tem em si inscrita a frase “o Amor que nos une” e é especialmente dedicado aos enamorados e românticos, e é fácil entender o porquê. Do alto do seu embalo, olhando a paisagem encantadora, não há como não sentir o romance no ar.
Baloiço Cais da Cambeia
Para finalizar, viajamos até Aveiro, à freguesia da Murtosa, onde existe um baloiço que inverte o dogma e em vez de estar no cimo de uma montanha a olhar para o rio ou o mar, está junto à ria de Aveiro a olhar a serra. Efetivamente, o Baloiço Cais da Cambeia é uma mudança de paradigma mas também uma paragem obrigatória no caso de você apreciar incríveis vistas e arredores cheios de atrativos. Este baloiço tem ainda a vantagem do seu tamanho, com cerca de 6 metros de altura e outros tantos de largura, sendo que também o assento é excecionalmente grande, com 1,20 metros, permitindo que os integrantes de uma família pequena, ou de um pequeno grupo de amigos, se possam sentar e baloiçar juntos ao som da ria de Aveiro.
Artigo em colaboração