Guilherme Geirinhas reflete sobre desafios de saúde mental
Escrito por Susana Monteiro em Novembro 10, 2024
“Quando estou a conduzir tenho algum medo de fazer mal a alguém”.
No passado sábado, 9 de novembro, Guilherme Geirinhas foi a grande entrevista do “Alta Definição” da SIC.
Durante o programa apresentado por Daniel Oliveira, o humorista falou abertamente sobre os desafios diários que enfrenta ao lidar com perturbação obsessivo-compulsiva.
De acordo como SNS, esta é uma doença psiquiátrica que se caracteriza pela presença de obsessões e/ou compulsões. As obsessões são pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes que provocam na pessoa ansiedade ou mal-estar.
“Quando estou a conduzir tenho algum medo de fazer mal a alguém”, conta Guilherme Geirinhas. “Na estrada, quando alguém, por exemplo, me buzina, o meu medo de perder o controlo, ou seja, o meu medo de ‘porque é que ele me buzinou? Será que eu lhe fiz mal? Será que atropelei alguém? Será que bati em alguém?”, diz.
Voltar para trás no caminho e verificar é a única forma que tem de acalmar a ansiedade. Guilherme relembrou a situação onde chegou a telefonar três vezes para a central de trânsito durante o mesmo trajeto. “Olhe, desculpe, eu sou obsessivo-compulsivo eu acabei de passar por uma lomba, tenho de verificar consigo se isto era uma lomba, verifique-me que não há uma criança no meio da IC19”, contou.
Contudo, o nascimento do seu filho Vicente, veio atenuar um pouco os sintomas. “Quando tens putos ajuda bastante, porque começas a concentrar-te nos problemas deles e não nos teus. Recomendo, quem puder faça amor e tenha filhos, porque eles ajudam na saúde mental. Pelo menos na minha ajudou…”, aconselhou.