Música para todos os gostos e sensibilidades
Escrito por Redação em Julho 29, 2024
Parceria Remunerada
Na época dos festivais de verão, é longa a lista dos eventos deste género para felicidade dos apreciadores de música ao vivo.
Efetivamente, existem vários estudos que demonstram que este tipo de espetáculo é cada vez mais popular no nosso país, chamando não só um número crescente de portugueses, como também de turistas das mais variadas origens.
Ora, conforme seria de esperar, a popularidade destes eventos leva a uma enorme procura por bilhetes e por infraestruturas de acolhimento dos seus espetadores. Este é, na verdade, um fenómeno que tem inclusivamente impactos relevantes na economia do país. Naturalmente, tão grande procura leva a que a lotação dos recintos de espetáculos esgote com facilidade, deixando muitos fãs desanimados por não terem a oportunidade de assistir ao concerto do ano.
Transmissão de concertos
Pois bem, de forma a tentar ir ao encontro das expetativas dos fãs que não conseguiram bilhete para assistir ao seu concerto de eleição, são cada vez mais os canais e apps que transmitem vários concertos na íntegra. No caso do NOS Alive, Primavera Sound ou Meo Kalorama, RTP e RTP Play são, respetivamente, o canal e a app onde muitos concertos desses festivais são normalmente disponibilizados. No caso de Rock in Rio, as transmissões ficam, normalmente, a cargo da SIC Radical.
Esta é, de facto, uma boa notícia para aqueles que não podem estar presentes ao vivo, ou que preferem assistir a estes espetáculos de forma mais confortável, em casa ou em qualquer lugar, a partir de um smartphone. De facto, estas transmissões consistem efetivamente em mais um meio a partir do qual os melómanos podem ouvir música nos seus dispositivos, para além das apps que normalmente associamos à música, como YouTube, Spotify e Apple Music, onde estão disponíveis as discografias completas da maioria dos artistas.
A música nas plataformas de streaming
De facto, para os apreciadores de música são vários e cada vez mais os conteúdos dedicados ao tema em diferentes plataformas de entretenimento. Nas plataformas de streaming como Prime Video, Max ou Netflix são bastantes os documentários e espetáculos ao vivo disponibilizados dos mais variados artistas, desde Celine Dion (I Am: Celine Dion), a Dua Lipa e Coldplay (Camden) ou Wham! (dedicado ao duo britânico). Através destes documentários e especiais, os fãs podem conhecer a biografia dos seus ídolos, conhecer os locais onde criaram os seus primeiros sucessos, ou assistir a atuações marcantes das suas carreiras.
A música no gaming
No gaming, a franchise do jogo Guitar Hero permitia que os apreciadores de rock tocassem os solos de grandes bandas como Deep Purple, Incubus ou Sum 41, entusiasmando não só os fãs como os guitarristas, que tinham assim a oportunidade de tocar em guitarras iguais às dos seus ídolos.
Outro tipo de jogo clássico e extremamente popular que há muito se associou fortemente à música e às grandes bandas foram as máquinas de pinball, com bandas como KISS, AC/DC ou Metallica. De facto, nestas máquinas desenvolvidas sobretudo pela Stern Pinball é possível interagir com os maiores êxitos das bandas, e com os seus membros e histórias de vida.
Música e iGaming
Finalmente, o setor do iGaming também desenvolveu jogos dedicados a grandes bandas. De facto, de forma a ir ao encontro da procura dos muitos fãs, que buscam conteúdos de forma a sentirem as emoções da música e comungarem com os seus ídolos, as plataformas especializadas como a PokerStars Casino incluíram nos seus catálogos títulos dedicados aos Guns N’ Roses (Guns N’ Roses Video Slots), aos Motörhead (Motörhead Slots) ou os ZZ Top (ZZ Top Roadside Riches), desenvolvidos por fornecedores de software de excelência, como NetEnt ou Play’n GO.
Nestes jogos, as personagens e símbolos são os membros das bandas e as suas músicas, pelo que através deles, os fãs são capazes de fortalecer a sua ligação com os seus músicos preferidos e faixas especiais.
A música é um setor do entretenimento que move milhões, pelo que se diversificaram os meios através dos quais os apreciadores podem desfrutar de música: ao vivo, em apps e plataformas de streaming ou jogos. Existem mil e uma formas de usufruirmos da nossa música preferida, consoante a nossa personalidade e preferências.