Tubarão gigante é o novo morador do Dino Parque da Lourinhã
Escrito por Susana Monteiro em Março 19, 2024
Esta foi uma das espécies mais peculiares que já habitaram no planeta.
Os dinossauros são os grandes protagonistas do Dino Parque Lourinhã.
Na passada sexta-feira, 15 de março, o parque adicionou mais um habitante à exposição. O Helicoprion é um dos mais peculiares tubarões que já habitaram o planeta Terra.
Com sete metros de comprimento e mais de três metros de altura, esta espécie viveu durante o período Pérmico, há mais de 270 milhões de anos. A mandíbula, que se assemelha a uma serra circular, é o principal traço distintivo deste bizarro tubarão.
Devido à peculiar forma do seu esqueleto, o Helicoprion representa um desafio para a comunidade científica há várias décadas. “Como todos os tubarões, possui um esqueleto constituído por cartilagem, o que dificulta a fossilização e a preservação ao longo do tempo”, começou por explicar o parque. Tal fator, torna “mais difícil conduzir estudos sobre esta espécie”.
O Dino Parque Lourinhã é a maior exposição temática ao ar livre da Europa, com um total de dez hectares. É composto por seis percursos, sendo que estes permitem observar cerca de 200 modelos de espécies que habitaram o planeta, à escala real.