Ouvir

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista

Toy: “Deixou de ser ‘o meu pai’ quando perdeu a consciência”

Escrito por em Março 19, 2024

 

O cantor recorda o pai que sofria de Alzheimer.

Em entrevista a Júlia Pinheiro, Toy recordou fase “dolorosa” com o pai. António Ferrão, pai do cantor, sofria de Alzheimer e faleceu em 2020.

“O meu pai foi sempre um homem muito ativo. A minha mãe faleceu bastante jovem, com 61 anos. O meu pai era 15 anos mais velho que a minha mãe. Ficou sozinho, nunca mais teve ninguém”, afirmou.

“Há uma altura da vida que ele começa a dizer-me ‘ando muito esquecido’. Quando estava no Panamá, ligou-me um amigo a dizer ‘o teu pai anda aqui perdido na cidade, diz que não sabe onde mora, que não tem a certeza’ (…) começou a ficar perigoso viver sozinho“, recordou.

“A partir do momento em que tu começas a perceber que o teu pai não te conhece e isso é muito doloroso. Se fizermos uma análise mais fria, provavelmente para ele é melhor. Acho que o meu pai não sofreu dores porque não tinha dores físicas”, acrescentou.

“A parte mais complicada, por exemplo, quando eu tinha que ir com ele ao hospital fazer os exames, conseguir fazê-lo entrar no carro e ele ‘acudam-me’, a pedir socorro, penso que na ideia dele estava a ser raptado e era o filho. Davam-lhe uma bolacha e era como as crianças ‘a bolacha é minha’. Nessa fase já não era o meu pai. Deixou de ser ‘o meu pai’ quando perdeu a consciência e, a partir daí, foi mais complicado. Foi tentar dar-lhe a melhor qualidade de vida até ao final da vida dele”, finalizou Toy.

 

Visited 41 times, 2 visit(s) today
Marcado como

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista