Ouvir

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista

“That’s All Folks!” em digressão por Torres Vedras

Escrito por em Março 8, 2024

 

Este é um espetáculo da autoria da Plataforma 285.

 

“O amor, a admiração, o fulgor. Eis-nos aqui, neste momento de consagração, onde relembramos que aqui jaz o verdadeiro motivo desta comemoração coletiva”. Estas são as primeiras palavras que decrevem o espetáculo “That’s All Folks!”, da Plataforma 285.

A Plataforma285 é um coletivo multidisciplinar, fundado em 2011 e sediado em Lisboa, com o intuito de criar espetáculos de teatro. Trabalhando em regime de colaboração criativa, a companhia desenvolveu 21 criações. O seu trabalho distingue-se pelo desenvolvimento de uma dramaturgia original, assente na procura de novas linguagens criativas.

“That’s All Folks!” é um espetáculo sobre efemérides, sobre memória coletiva, sobre lembrar e imortalizar. Aliás, aqui revisitam-se datas, mapeiam-se acontecimentos e imagens que populam o nosso imaginário, e que nos ensinam o que amar, o que odiar ou quem evitar.

Este espetáculo cruza teatro, música e artes visuais, e centra-se nas problemáticas associadas à construção de uma identidade coletiva, a partir de uma esfera simbólica comum.

Durante quatro meses, a Plataforma 285 desenvolveu residências artísticas em vários territórios do concelho de Torres Vedras. O intuito era pensar o comum e a identidade de forma mais abrangente, num novo modelo de criação participativo, que promove a inclusão de diferentes públicos geracionais no processo de criação. 

“Foi a nossa primeira vez a fazer este tipo de trabalho mais próximo da comunidade”, conta Cecília Henriques, em entrevista à ON FM.

“Estamos tanto tempo a trabalhar com artístas, e tanto tempo a trabalhar uns com os outros, que este processo nos obrigou a uma visão um bocadinho mais concreta, mais crua, sem o filtro artístico”, disse Raimundo Cosme, da Plataforma 285. “Foi muito interessante conhecer as opiniões reais das pessoas”, apontou.

 

PROGRAMA
  • 8 e 9 de março – Casa do Povo, Ramalhal (19h00)
  • 15 e 16 de março – Centro Pastoral São Sebastião, Sobreiro Curvo (21h00)
  • 21 e 22 de março – Grupo Desportivo e Cultural, Brejenjas (19h00)
  • 23 de março – Centro Cultural e Animação, Campelos (21h00)
  • 24 de março – Centro Cultural e Animação, Campelos (17h00)

“That’s All Folks!” é um espetáculo para maiores de 12 anos, com entrada gratuita limitada à lotação da sala.

Vê aqui a entrevista na íntegra:

 

Visited 131 times, 3 visit(s) today

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista