Ouvir

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista

Gelados Caravela: um lugar de histórias, gerações e… Carnaval

Escrito por em Fevereiro 9, 2024

 

“Passar em Torres e não vir à ‘Caravela’ é o mesmo que ir a Roma e não ver o Papa”, diz Maria Alice.

Maria Alice

“Gelados Caravela”, um nome familiar em Torres Vedras.

“Ela tem hora de partida na Caravela” diz a cantora Susana Félix. A partida começou em 1957, quando Abílio Gonçalves decidiu abrir um negócio em Torres Vedras. Fundado há 67 anos, os “Gelados Caravela” são hoje sinónimo de história, gerações, qualidade, alegria e Carnaval de Torres Vedras.

Na viagem de Lisboa para o Oeste, Abílio Gonçalves trouxe consigo a esposa e a afilhada, Maria Alice. Atualmente com 79 anos, Maria Alice recorda que tinha 12 anos quando chegou “à sua nova casa”.

Não é natural de Torres Vedras, mas é uma torriense de coração: “Eu já estou aqui há tantos anos que sou mais conhecida do que o arroz doce “, disse Maria Alice, em entrevista à ON FM.

Inicialmente era um espaço especializado em gelados, mas percebeu-se que as pessoas não estavam habituadas a comer gelados. Desta forma, o estabelecimento adaptou-se e começou a vender queijos, enchidos, vinhos, etc.

Nos dias de hoje é possível encontrar um pouco de tudo, principalmente uma grande especialidade: o “CUP”. “Uma receita que o meu padrinho trouxe da feira Popular e foi assim que chegou aqui”, contou.

Sobre se existe algum segredo, Maria refere que “não há. Isto é feito com vinho branco, ananás, vinho do Porto, sais minerais e muitas coisas mais”, afirmou, entre risos.

 

“CUP” e a ligação ao carnaval

Tornou-se a bebida oficial do Carnaval. Contudo, não existe uma grande justificação de como isto aconteceu: “Foi de cliente para cliente, de amigo para amigo, formou-se assim o que conhecemos hoje”, afirmou à ON FM.

Passar em Torres e não vir à caravela é o mesmo que ir a Roma e não ver o Papa”, acrescentou.

Questionada sobre como é esta época do ano, Maria Alice revela que “a altura do carnaval é a loucura (…) Depois da Susana Félix fazer a letra da ‘Samba da Matrafona’, o reconhecimento foi ainda maior”.

Gelados Caravela, um ponto de paragem obrigatória para os foliões torrienses!

 

 

 

Visited 338 times, 338 visit(s) today

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista