ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista

Jovens portuguesas faltam às aulas por não ter produtos menstruais

Escrito por em Fevereiro 8, 2024

 

Estudo foi promovido pela Evax e levado a cabo pela Spirituc – Investigação Aplicada.

 

Um estudo da Spirituc – Investigação Aplicada, revelou que cerca de 12% das jovens portuguesas entre os 18 e os 24 anos já faltou às aulas por não ter dinheiro para adquirir produtos menstruais. Para além disso, o mesmo que a falta de acesso a produtos de higiene feminina faz com que as jovens recorram a produtos alternativos como lenços, um segundo par de cuecas, algodão, roupa velha ou meias.

De acordo com a investigação, o fenómeno afeta sobretudo as jovens residentes na região Centro e encontram-se inseridas em contextos familiares com baixos rendimentos. Para 3,2% das inquiridas, este fator impede a sua assiduidade recorrentemente.

Muitas das inquiridas admitiram sentir vergonha, desconforto e vunerabilidade por não ter possibilidade de comprar produtos mentruais.

O estudo contemplou um total de 1.054 questionários, havendo uma margem de erro máxima de 3,02% para um intervalo de confiança de 95%. A recolha de informação decorreu entre os dias 4 de dezembro de 2023 e 17 de janeiro de 2024.

 


ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista