Ouvir

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista

Com a “Doença X” como foco central é agir agora!

Escrito por em Janeiro 17, 2024

 

O diretor-geral reforçou a importância de iniciar os preparativos imediatamente.

 

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta enfatizando a necessidade de preparação para a próxima pandemia, tendo como foco a chamada ‘Doença X’.

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, utilizou as redes sociais nesta quarta-feira para emitir um alerta.

Após declarar anteriormente que o mundo não está pronto para enfrentar a próxima pandemia, ele ressaltou que o momento de iniciar os preparativos é agora.

“O momento de se preparar para a próxima pandemia é agora, não quando ela chegar”, escreveu Tedros Adhanom Ghebreyesus na rede social X (antigo Twitter).

 

 

A Organização Mundial da Saúde já advertiu que esta doença tem o potencial de ser 20 vezes mais letal do que a pandemia do coronavírus.

A ‘Doença X’ é um termo introduzido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2018, representando um agente patogênico desconhecido que poderia causar uma grave epidemia internacional, afetando os humanos. Esse termo abrange desde uma nova cepa de coronavírus, como o SARS-CoV-2, até vírus da gripe ou um novo vírus de origem animal. No mesmo ano, a ‘Doença X’ foi adicionada à lista de doenças prioritárias da OMS.

Essa lista, além da ‘Doença X’, inclui a Covid-19, o vírus Ébola, o vírus Zika, a febre hemorrágica da Crimeia-Congo, a síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda grave (SARS).

Em novembro de 2022, a OMS formou um grupo com mais de 300 cientistas com o objetivo de identificar patógenos que poderiam causar futuras pandemias, dando especial atenção à ‘Doença X’.

 

Visited 192 times, 1 visit(s) today

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista