Marta Temido recorda período (difícil) da pandemia
Escrito por Redação em Março 7, 2023
“Sinto que envelheci, fisicamente, em termos de memória…”, confessou.
Esta segunda-feira, dia 6 de março, Marta Temido foi uma das convidadas de Júlia Pinheiro para o programa “Júlia”, da SIC. A antiga ministra da Saúde falou acerca da carreira profissional, nomeadamente a pandemia, confessando que viveu momentos difíceis e de grandes “dúvidas todos os dias”.
“O que havia já tinha sido há muito tempo e não tinha um conjunto de fatores que hoje temos: velocidade da comunicação, das notícias, da transmissão da doença – basta pensar que já teríamos, certamente, casos a circular em Portugal antes daqueles que foram considerados os primeiros casos -, as viagens. Vemos as histórias das pandemias anteriores que começavam em determinado sítio e, depois, iam andando devagarinho ao longo de anos“, começou por dizer.
Marta Temido ainda destacou o facto da pandemia ter sido “transmitida online”: “Foi muito difícil, mas também nós apenas dávamos o rosto a um conjunto de pessoas, peritos, técnicos, equipas de assessoria de comunicação, equipas laboratoriais“, considerou.
Apesar de nunca se ter sentido sozinha, a antiga ministra da Saúde admitiu que chegou a viver momentos de grande “intensidade e de alguma solidão”: “A decisão é um processo mais solitário, porque muito que seja num governo, é solitária num grupo, agora, a troca de informações foi muito intensa“.
Tendo em conta o trabalho intenso durante a situação pandémica, Marta Temido confessou ainda que sente que envelheceu “fisicamente, em termos de memória, isso sinto“.