Ouvir

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista

Papa esclarece bênção entre casais do mesmo sexo

Escrito por em Dezembro 18, 2023

 

 

A nota esclarece, no entanto, que a bênção não deve associar-se a ritual especial.

O Papa Francisco deu um importante passo ao autorizar os padres a abençoar relações entre pessoas do mesmo sexo, como parte de seus esforços para tornar a Igreja Católica Romana mais acolhedora para os católicos L.G.B.T.Q.

A autorização, divulgada pelo Vaticano nesta segunda-feira, esclarece que a bênção de relações entre pessoas do mesmo sexo não deve envolver ritos especiais para diferenciá-la de um casamento. A nota destaca que ao conceder ou receber essa bênção, não devem utilizar-se vestimentas, gestos ou palavras próprias de uma cerimônia de casamento. Em vez disso, sugere que a bênção pode encontrar lugar em contextos como visitas a santuários, encontros com sacerdotes, orações em grupo ou durante peregrinações.

A nota sugere que um padre pode abençoar casais que solicitem a bênção, pedindo “paz, saúde, espírito de paciência, diálogo e entreajuda”, além da “luz e força de Deus para cumprir plenamente sua vontade”.

Ressalta-se que a pessoa que procura essa bênção não reivindica legitimidade, mas reza para que tudo o que é verdadeiro, bom e humanamente válido na vida possa tornar-se santificado e elevado pela presença do Espírito Santo.

Esta nova norma incorpora-se na Declaração ‘Fiducia supplicans’ sobre o sentido pastoral das bênçãos, publicada pelo Dicastério para a Doutrina da Fé e aprovada pelo Papa Francisco.

 

Visited 44 times, 1 visit(s) today

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista