ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista

Torres Vedras: Centro clínico pretende atender a 9 mil utentes sem médico de família

Escrito por em Dezembro 7, 2023

 

“Esperamos que o nosso território ganhe notoriedade pelo facto de ter um campus desta natureza”.

 

 

Hoje, a Câmara Municipal de Torres Vedras e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa apresentaram com entusiasmo o Medicina ULisboa | Campus de Torres Vedras, um projeto inovador composto por um centro clínico, académico e de investigação na área dos cuidados de saúde primários.

Este campus, resultado de uma colaboração estratégica entre ambas as entidades, não só representa um polo de inovação e empreendedorismo em saúde única (one health) como também pretende endereçar necessidades imediatas da comunidade. O projeto visa dar assistência a mais de 9 mil utentes que não têm médico de medicina geral e familiar, preenchendo uma lacuna crucial nos cuidados de saúde primários.

Com uma área de construção impressionante de 13.435 m², o Medicina ULisboaULisboa | Campus de Torres Vedras será um marco na prestação de cuidados de saúde primários à população. O centro clínico será dedicado aos cuidados interdisciplinares em doenças crónicas, patologia musculo- esquelética e ciência neurológica, promovendo abordagens holísticas e inovadoras para lidar com os desafios contemporâneos da saúde.

Além disso, o campus será um epicentro para a formação de profissionais de saúde, oferecendo programas académicos. A integração da investigação em medicina e tecnologias aplicadas à saúde complementará esses esforços, garantindo uma abordagem holística e avançada no campo da saúde.

Um projeto “Inovador, e em que nós possamos ter também lugar para investigadores estrangeiros, investigadores de outras zonas, que vêm para o nosso território”, afirma Laura Rodrigues.

O Medicina ULisboa | Campus de Torres Vedras não só visa a melhoria imediata dos cuidados de saúde primários, mas também potenciará a criação de cerca de 400 postos de trabalho, fortalecendo a economia local e regional.

A cerimónia de apresentação contou com a presença de Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, representantes académicos e outros stakeholders envolvidos, destacando a importância deste projeto para a comunidade e a região. Este é um passo significativo em direção a um futuro mais saudável e inovador, onde a integração de abordagens multidisciplinares se torna a base para um sistema de saúde mais resiliente.

 

Assim, Laura Rodrigues conclui a apresentação afirmando que “este é o momento importante para o desenvolvimento do projeto. Estamos na fase de mostrar para fora do nosso território aquilo que existe, as potencialidades que têm e de que forma é que o projeto poderá ser desenvolvido”.

 


ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista