Ouvir

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista

Prevê-se qua a idade da reforma aumente novamente

Escrito por em Novembro 29, 2023

 

Adicionalmente, prevê-se um agravamento nos cortes das pensões antecipadas.

 

 

Em 2025, a idade da reforma deverá aumentar, conforme indicado pelo valor provisório da esperança de vida aos 65 anos divulgado pelo INE nesta quarta-feira.

No próximo ano, em 2024, os cidadãos vão precisar de trabalhar até aos 66 anos e 4 meses para se aposentarem. Em 2025, essa idade estende-se para os 66 anos e sete meses.

Isso implica que nos próximos dois anos, os portugueses terão que aguardar até essa idade para solicitar a reforma sem enfrentar cortes. O relatório do INE menciona que, nos anos 2021-2023, a esperança de vida aos 65 anos estima-se em 19,75 anos, representando um aumento de 0,14 anos em comparação com 2020-2022.

Esta idade aplica-se a pessoas não abrangidas pelo regime das longas carreiras contributivas. Por outro lado, abrange aqueles que, aos 60 anos, acumulam pelo menos 40 anos de descontos. Isto calcula-se através de uma idade pessoal de reforma sem penalizações com base na sua carreira contributiva.

Além disso, os dados divulgados indicam um agravamento do corte do fator de sustentabilidade para 15,8% no próximo ano. Isso implica que o corte nas pensões para aqueles que procuram a reforma mais cedo será mais substancial.

 

Adicionalmente, aplicar-se-á uma penalização de 0,5% por cada mês de antecipação em relação à idade normal de acesso à reforma por velhice.

Vale destacar que o sistema de pensões atualmente em vigor inclui diversas situações em que o corte pelo fator de sustentabilidade não é aplicado, mesmo quando a pessoa solicita a pensão antes da idade normal. Isso abrange indivíduos que, ao atingirem os 60 anos, completam 40 anos de carreira contributiva, sujeitando-se apenas à penalização de 0,5% por cada mês de antecipação.

Aqueles que preenchem os requisitos do regime das muito longas carreiras contributivas – que engloba trabalhadores com 60 anos ou mais e com 46 ou mais anos de descontos, tendo começado a trabalhar antes dos 16 anos – podem aposentar-se sem qualquer penalização.

 

Visited 36 times, 2 visit(s) today

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista