Ouvir

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista

Espanha e Itália aumenta o interesse no azeite português

Escrito por em Novembro 21, 2023

 

Portugal exporta cerca de 180 mil toneladas de azeite.

 

 

 

Os lagares portugueses têm aumentado a produção de azeite, no entanto grande parte dele tem “escorrido” para fora do país.

A qualidade do azeite tem conquistado vários prémios internacionais, chamando à atenção de vários compradores.

O azeite nacional atrai cada vez mais compradores estrangeiros como Espanha e Itália. Sendo que nos últimos dez anos, o interesse no azeite português tem aumentado e vários produtores preferem vender para fora do país pois acabam por receber um valor mais alto.

Apesar do interesse nos azeites nacionais, 65% é comprado a granel em Portugal e logo a seguir é engarrafado e rotulado para marcas estrangeiras, nomeadamente marcas espanholas e italianas.

“Itália é conhecido por pagar um bocadinho acima do mercado. Obviamente são azeites com características próprias, por exemplo mais frutados, mas teoricamente sim pagam um bocadinho acima do mercado”, explica António Relvas, da Casa Relvas.

Atualmente, Portugal exporta cerca de 180 mil toneladas de azeite. O objetivo principal dos produtores é criar condições para que as marcas nacionais tenham uma maior valorização e notoriedade internacional.

 

Visited 126 times, 126 visit(s) today

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista